quinta-feira, 11 de junho de 2009

Etapa 9

Saimos de Trabadelo pelas 7:00, e depois de tomar o pequeno almoço começamos a aproximaçao da mitica subida ao Cebrero.

Desde que saimos do albergue, iniciamos um percurso de 18km sempre em sentido ascendente em direcçao à Laguna. Depois de ultrapassada esta localidade, ainda subimos mais 2km de altissima montanha, com rampas de 15% de inclinaçao.

Chegamos ao Cebreiro após 2h30m de ascençao. Mais um objectivo cumprido e valeu a pena. A dureza do percurso vale a vista lá de cima. Tudo em seu redor eram montanhas e vales de perder de vista. O dia ajudou com o sol a brilhar lá no alto.

Visitamos a igreja, pusemos mais um carimbo na credencial e aproveitamos para visitar uma loja de recordaçoes onde fizemos algumas compras.
De seguida, o nosso estimulo eram os 4km que nos separavam do alto de Poyo para contemplar o célebre monumento ao peregrino. Uma estátua fantastica e que resume bem o esforço de peregrinar até ao tumulo de Santiago.

Após as fotos, começamos a descer, e a bom descer até Triacastela. Uma descida de 20km, onde atingimos velocidades proximas dos 50km/h. Foi bom para descansar da subida anterior, mas nao podiamos facilitar, o minimo erro era problematico. Tivemos que manter a concentracao ate final.

Depois de Triacastela, fomos em terreno plano e descendente até Samos, onde tiramos algumas fotos ao Mosteiro Beneditino e aproveitamos para almoçar um "bocadillo".

Depois de Samos iniciamos uma trialeira fabulosa, onde a nossa técnica veio ao de cima onde nos divertimos imenso a percorrer toda aquela extensao até Portomarin, onde chegamos quase às 20h.

Pelo meio alcancamos um marco importante nesta caminhada: o km 100! Apartir daqui ficavam a faltar menos de 100km para Santiago e já se sente o cheiro do Botafumeiro.

Um dia em grande de BTT...alta montanha, trilhos tecnicos, descidas vertiginosas, e até mais um chupao da corrente da KTM que nos levou a meter as maos no oleo...

Banho, jantar e internet...e fomos para a caminha já fora de horas...amanha é que vai custar...