sábado, 6 de junho de 2009

Etapa 3

Puente la Reina - Navarrete
90km - 9h50m - 1400m acumulado
Despertar às 06:00 e partida às 07:00. Arrancamos novamente a todo o gás e decidimos tomar o pequeno almoço pelo caminho (não foi uma boa opção como verão mais tarde).
Logo à saida do albergue atravessamos a ponte carismatica de La Reina e rumamos ao Caminho em terra batida. Parte inicial muito dura para bicicleta + atrelado com subidas ingremes, terra dura com sucalcos de lama já seca e desniveis acentuados. Foi um monta e desmonta atrelado que nunca visto.
Numa das descidas, e ao km 10, o desnivel era tal que tivemos mesmo que desmontar o atrelado, levar a bicicleta para o fim da subida seguinte, voltar atras, pegar no atrelado, leva-lo para junto da sua amada companheira e montá-lo novamente. Quer para um quer para outro...não há duvida...foi um belo treino para os braços!
Por volta das 09.30h, e aproveitando o facto de passarmos pelo centro de uma vila, paramos para descansar um pouco e tomar o pequeno almoço. Era um minimercado pequeno que também vendia pão. Aqui começou uma situaçao inesperada...Pedimos dois pães, fatias de presunto e iogurtes. Perguntei amavelmente se poderia fazer as sandes, dado que já o tinha visto a prepara-las para outros peregrinos, ou teriamos que ser nós.. O seu mau humor veio ao de cima e respondeu que nem pensar e que faziamos as compras e preparavamos nós as sandes. Tudo bem...e será que pelo menos poderia abrir o pão para ser mais fácil? Ui, a coisa piorou...Colocou a faca em cima do balcão com força e resmungou bem alto num espanhol perceptivel palavras que não me atrevo a dizer. Nem tocamos na faca e saimos para preparar as sandes no exterior (um canivete dá sempre jeito, contra espanhóis mal dispostos) :)
De regresso à "pista", começam novamente os trilhos técnicos e apertados para nós. O tempo corria e queriamos chegar a Logroño o mais cedo possivel. Sabiamos que já não teriamos tempo para la ir almoçar e entao optamos novamente por "atalhar" pela estrada, seguindo sempre o Caminho indicado para bicicletas. Esta, seguia junto do caminho original e cruzavamo-nos muitas vezes com peregrinos a pé...só que assim podiamos andar mais rapido. Fomos pedalando, pedalando, e fomos "obrigados" a fazer um desvio em Irache para a visita à tradicional fonte, onde de um lado sai água e do outro sai...vinho! E muito bom por sinal...o Amândio que o diga! Aqui encontramo-nos novamente com o grupo de italianos que estao a fazer o caminho por estrada e tivemos mais uma vez a prova de que sao gente boa. Bem dispostos e muito divertidos. Tiramos umas fotos com eles e tudo. "Piano, piano" !!
Voltamos à estrada novamente para seguir em direcção a Estella. A parte final deste percurso foi muito esgotante, em parte devido ao enorme carrossel de sobe e desce e curva contra curva. Não dava para descansar. Depois de alcançarmos Estella, o proximo ponto seria Los Arcos a 21 km. Pelo meio, ainda fomos picar o ponto mais alto do dia em Villamayor de Monjardin. O almoço estava proximo e bem precisavamos dele. Regressamos à estrada e planeamos o almoço para Logrño e ainda termos tempo de compensar mais alguns km. A média foi baixa e durante o percurso achamos por bem almoçarmos mais cedo e saimos para Viana, que distava 9km de Logroño. Eram 14:30 e já mereciamos um descanso.
Pelas 15:45, seguimos com a caravana até Logroño onde chegamos em 20m e fomos logo à procura da Catedral. Infelizmente estava fechada e não podemos entrar. Não perdemos mais tempo e atacamos a parte final do dia em força para tentarmos chegar o mais longe possível. Pensamos em Nájera mas só conseguimos chegar a Navarrete. O percurso não era dificil mas paramos imensas vezes para fotos. 22km depois de Viana chegamos a Navarrete e instalamo-nos no albergue com excelentes condições. Ainda tentamos aceder à internet (dado que a Biblioteca Municipal permitia o acesso livre a peregrinos) mas o dia de encerramento da mesma é à...sexta! Mesmo em cheio...desta forma, optamos por ir jantar mais cedo e regressar ao albergue para recuperação. Assim foi.
90km depois os guerreiros descansam.