sábado, 6 de junho de 2009

Etapa 4

Olá por cá continuamos cheios de determinaçao.

O dia de Hoje iniciou-se ás 6h da manha com o despartar, mas só pelas 7h é que apareceu quem nos podesse dar o pequeno almoço, e lá foi cerca de uma hora embora, que depois tem de ser recuparada.

Saímos de Navareta em direcçao a Santo Domingo da Calçada. O Caminho foi sendo percorrido entre vinhas com o caminho cheio de barro o que tornou as nossas montadas com aquela fashion cor. Bom, o Caminho nesta zona é fabuloso subindo, descendo e contornando imensos campos de vinhedos. Viva la Rioja.

Em Nájera podemos apreciar os muitos ninhos de cegonha. Nesta cidade encontramos uma jovem Peregrina italiana, que nos disse que o Caminho naquela zona estava cheio de barro o que se tornava dificil a progressao, tendo-nos perguntado se a nossa opçao seria seguir pela estrada.

Como já tivemos muitas experiências com dificuldade de progressao, optamos por seguir um pouco pela estrada. Metemo-nos os três por estrada para fazer cerca de 10 km. A Italiana optou por ficar em Azufra, talvez porque o nosso ritmo de cruzeiro era demasiado para ela, ou, por outra insondável razao, lá seguiu o seu Camino com um Arrivardeci.

Pouco depois de a termos deixado voltamos ao Camino mas agora a paisagem deixou de contornar vinhas e passou a subir e descer campos de trigo com muito vento de frente. Paisagem suberba com o vento a varrer as cearas e a ondolalas sugerindo ondas do mar. Espectacular!!!

Neste entretanto chegamos a Santo Domingo da Calçada, aproveitamos para efectuar uma pequena visita à igreja, que é magnifica e com a particularidade de existir dentro da igreja um capoeiro com dois galos de verdade que cantam e tudo. Para além deste particular apontamento a igreja é muito antiga e muito bonita, com um lindo retábulo com várias cenas da biblia e com o tumulo do Santo, uma verdadeira obra de arte em mármore.

Saimos em direcçao a Belorado, por entre cearas e muitos Peregrinos a pé (esses sim os verdadeiros herois deste Camino), e sempre com muito vento de frente. Tentamos várias vezes almoçar mas os lugares eram pequenos e nao tinham restaurante onde podessemos restabelecer as nossas forças (é essencial almoçar e jantar bem), ou porque nao era recomendável...

Bom com estas e outras lá fomos vencendo o vento distraindo-nos com as cearas e ultrapassando um riacho, até que chegamos ao Albergue da Orieta e Ca, que nos informou que nao tinha nada quente mas que dentro de aproximadamente 3 km encontrariamos. O certo é que a informaçao nao correspondia pelo que tivemos de fazer todo o percurso até Belorado para terminar no Albergue desta localidade que nos serviu uma refeiçao quente, nada de especial, mas que já nos fazia falta á algum tempo.

Bom com os estomagos demasiado cheio por termo almoçado muito tarde, com algum trabalho de net a seguir ao almoço apenas demos ás pernas pouco mais de 1h e albergamos em Villambistia. Ainda bem que o fizemos por que o Albergue era simpático e acolhedor. De imediato nos convidaram para um jantar comunitário (Michel e Marcel da França, Rolf da Alemanha e Juan de Espanha/Cordoba). Jantamos uma bela de uma paella os Lusos Peregrinos apenas beberam 1/2 copo de vinho e o restante liquido de duas garrafas foi aviados pelos restantes.