quinta-feira, 4 de junho de 2009

Etapa 2

Mais um dia e mais uma etapa.
Saída do albergue de Roncesvalles por volta das 7:15 para tentar cumprir a chegada a Puente de La Reina. O pequeno almoço foi tomado pelo caminho uma vez já saímos mais tarde que o previsto (o Amândio esquece-se sempre de alguma coisa mas desta vez fui eu que enganei-me na hora para o despertar.. :) )
Entramos logo no trilho do Caminho e logo percebemos que iria ser um dia especial. A paisagem não enganou e percorremos kms de pura beleza.
Não iria ser uma etapa fácil mas neste ponto nada é fácil...mas também nada é impossível.
75km separariam-nos do nosso destino de hoje e foram cumpridos em cerca de 7h. A primeira parte do dia foi algo penosa porque o Caminho era todo ele em pedra solta e trilhos muito apertados, a juntar as raizes das árvores. Como na maioria das vezes o caminho não permitia a passagem de bike+atrelado, toca a desmontar e montar...penoso...mas superável.
Chegamos a Pamplona para almoçar e demoramos cerca de 40m a escolher um...restaurante!! Vejam lá ao que chegou a nossa selecçao...
Antes ainda tivemos tempo para dar uma volta pelo centro histórico e tirar umas fotos junto ao monumento Ernest Hemingway..Soberbo.
Uma curiosidade...quando pedimos a um turista que ali estava sentado para nos tirar uma foto, acabamos por dar de caras com um verdadeiro fanático do...F.C.Porto!!! Era argentino e "louco" pelo nosso clube. A fama chega longe...em grande !
Depois do bom repasto servido por uma massa e uns bifes de porco, montamos as bicicletas e fizemo-nos à estrada. Sabiamos que tinhamos que nos despachar porque teriamos que ultrapassar a grande dificuldade do dia...o Alto de Perdón. Não queriamos perder.
Com o decorrer dos km e com a passagem do tempo começamos a ficar apertados e como sabiamos que o caminho que nos levava lá ao alto era practicamente impossível de fazê-lo com os atrelados, optamos e bem por fazer um desvio pela estrada e tentar subir ao alto pelo lado oposto. Assim o fizemos...quando quase estavamos a desistir desta aventura, eis que surge um colega de bicicleta que nos informava que o Caminho não era por ali e teriamos que ir para trás. Explicamos o que pretendiamos e sem mais demoras indicou-nos o melhor acesso para lá chegarmos...Não tenho dúvidas...não estamos sozinhos..
Subimos até ao alto o mais depressa que podiamos e o que nos esperava era muito mais do que alguma vez poderiamos imaginar. O monumento ao peregrino lá no alto era magnifico.
Juntos abraçamo-nos e cumprimos um dos objectivos.
Talvez um dia vos consiga contar porque chorei lá bem no alto...
Após as fotografias da praxe regressamos pelo mesmo caminho e descemos durante 20km até Puente La Reina, onde pernoitamos esta noite.
Foi um dia em cheio...mais uma etapa vencida.

4 comentários:

  1. Mas é claro que não estão sós!
    Os deuses estarão sempre convosco, em todos os momentos, para tornar o duro e difícil em superável e belo.
    Mais um objectivo conseguido.
    Parabéns.

    Amanhã, é outro dia.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma etapa percorrida e atingida.... Devagar se vai ao longe! É claro que não estão sozinhos e como prova têm o encontro de hoje com outro peregrino. Mais uma aprendizagem que vão levar desta aventura, que é a entreajuda entre pessoas com o mesmo objectivo. Fico contente por estar tudo a correr bem e por estarem a tirar o máximo partido desta experiência. Todos os dias, a todo o momento o meu pensamento está com vocês a dar força!!!
    Um beijinho muito grande para o meu Padrinho e para o Marco!! FORÇA

    ResponderEliminar
  3. Olá peregrinos,

    Muitos são aqueles que vos acompanham em pensamento e há anjos (uns humanos... outros não) que vos acompanham e enviam mensagens.
    É só preciso estar atento!
    A beleza da paisagem e o almoço foram merecidos.
    Mais uma etapa conseguida com sucesso...parabéns!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. É com enorme alegria que visito diáriamente o V/ blog para ver/ler as excelentes descrições do caminho já percorrido e partilhar convosco estes momentos únicos da vossa vida.

    Força!
    Aquele Abraço.
    DS

    P.S. O serviço 24 Horas está accionado e disponível para qualquer necessidade.

    ResponderEliminar